O que é TDAH? Muitas pessoas ouvem sobre o assunto, mas não sabem o que, de fato, é o TDAH.
Para quem convive com essa condição, a mente pode parecer sempre acelerada, pulando de uma ideia para outra sem controle.
No entanto, com o tratamento ideal, é possível entender esses desafios e encontrar maneiras de direcionar essa energia de forma produtiva.
Além do tratamento indicado para quem sofre com o transtorno, existe um caminho para entender e controlar esses sintomas, que se chama conhecimento.
Continue lendo para descobrir exatamente o que é TDAH, os sintomas mais comuns e qual seria o tratamento indicado para superar as dificuldades que muitos pacientes enfrentam.
O que é TDAH?
Resumindo, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de manter a atenção, regular impulsos e controlar a inquietação, por exemplo.
Em muitos casos, e por falta de conhecimento, as pessoas ao redor do paciente entendem algumas atitudes como “preguiça”, lerdeza, entre outras críticas que só pioram a situação.
No entanto, para quem não sabe o que é TDAH, trata-se de uma condição real, com bases genéticas e neurológicas comprovadas.
Na verdade, o cérebro de uma pessoa com TDAH funciona de forma diferente, dificultando a organização, a gestão do tempo e o controle emocional…
E, como consequência, a condição afeta o desempenho na escola (no caso de adolescentes), no trabalho e nos relacionamentos, gerando sentimentos de frustração enormes.
Como é uma pessoa com TDAH?
Normalmente, uma pessoa com TDAH é extremamente criativa e inteligente.
Em contrapartida, ela enfrenta a procrastinação, esquecimentos, impulsividade, entre outros sintomas que veremos mais adiante.
De modo geral, a mente de uma pessoa diagnosticada com TDAH está sempre ativa, mas sente dificuldades em manter o foco em tarefas longas ou monótonas, por exemplo.
Outro detalhe, é que o emocional também pode ser instável, levando a explosões de frustração ou desmotivação repentina.
Por isso, muitos adolescentes e adultos com TDAH sofrem em silêncio, sentindo-se incapazes ou sobrecarregados, sem entender que seus desafios são sintomas de um transtorno real.
Quais são os 3 principais comportamentos do TDAH?
Grosso modo, o TDAH se manifesta principalmente por três comportamentos centrais que são:
- A desatenção;
- Hiperatividade;
- Impulsividade.
A desatenção se reflete na dificuldade de manter o foco no momento presente, além de perder objetos constantemente.
Já a hiperatividade não se resume apenas a inquietação física, mas também dá a sensação interna de estar sempre acelerado.
No caso da impulsividade, a pessoa faz com que decisões sejam tomadas sem pensar nas consequências, o que pode gerar problemas em diversas áreas da vida, desde gastos financeiros descontrolados até dificuldades em manter relacionamentos.
Quais são os sintomas de TDAH?
Os sintomas do TDAH variam de pessoa para pessoa, mas os sintomas mais comuns incluem:
- Dificuldade de concentração e esquecimento frequente, como já mencionamos;
- Desorganização;
- Procrastinação;
- Dificuldade em seguir regras ou instruções;
- Evitar tarefas que exigem esforço mental contínuo;
- Perder objetos importantes, geralmente por causa da distração fácil;
- Inquietação constante;
- Falar excessivamente;
- Interromper conversas;
- Mudança repentina de interesses;
- Sensação de sobrecarga mental e baixa tolerância à frustração.
Entre outros sintomas que somente um psicólogo especializado em pessoas com TDAH poderá identificar e indicar o melhor tratamento.
Atualmente, a Terapia-Cognitivo Comportamental tem sido um dos tratamentos mais eficazes, quiçá o mais adequado para este tipo de transtorno.
Como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar quem sofre de TDAH?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes para quem tem TDAH, pois ensina estratégias práticas para lidar com os desafios diários.
O tratamento ajuda a melhorar a organização, o controle emocional e a impulsividade, tornando a rotina mais produtiva e menos desgastante.
Técnicas como reestruturação cognitiva ajudam a modificar pensamentos autocríticos que geram frustração e desmotivação.
Além disso, o paciente aprende formas de gerenciar melhor seu tempo, definir metas realistas e desenvolver hábitos que trazem mais equilíbrio e bem-estar.
Com o acompanhamento certo, é possível transformar o TDAH em um aspecto gerenciável da vida, recuperando a confiança e o controle sobre o próprio futuro.
Por fim, agora que você já sabe o que é TDAH, quais são os sintomas mais comuns e a melhor forma de tratamento, é hora de buscar ajuda.
A Clínica de Psicologia Crizol é referência no tratamento do TDAH, ajudando pacientes a desenvolver organização, gerenciamento de tempo e autoanálise.
Com estratégias personalizadas, promovemos mais equilíbrio e qualidade de vida.
Agende sua consulta e transforme sua rotina!
E não se esqueça de compartilhar este artigo no grupo da família e nas redes sociais, pois lembre-se de que alguém pode estar sofrendo, e que você também pode ajudar.